COLAÇÃO DE GRAU – Informações Importantes

Prezados(as) Alunos(as),

A Colação de Grau dos concluintes do segundo semestre letivo de 2021 está agendada para o dia 09/03/2022 – Horários: 10h e 11h

Segue relação dos alunos inscritos para colação de grau do curso de Direito.

A Seção de Ensino e o Colegiados de Graduação em Direito e, bem como a Diretoria da Unidade envidarão todos os esforços para que os lançamentos das notas sejam concluídos no sistema SIGA, para que os alunos concluintes possam estar devidamente habilitados a participar da solenidade de Colação de Grau.

De acordo com o Calendário Acadêmico da UFMG, a data-limite para fechamento dos resultados finais do 2021/2º, pelos docentes, no Sistema Diário de Classe Eletrônico finaliza em 03/03/2022 e, para o fechamento dos resultados de exames especiais em 04/03/2022. Após essas datas, os Colegiados de Graduação, Seção de Ensino e DRCA consolidam as informações no sistema SIGA. No entanto, o sistema costuma apresentar falhas e instabilidades, o que acaba dificultando e retardando o processo.
O período para Colação de Grau para os concluintes dos cursos de graduação em Direito inicia-se em
09/03/2022, de acordo com o Calendário Acadêmico da UFMG, podendo ocorrer, em tese, até o dia em que antecede o início do próximo semestre (2022/1º), ou seja, 25/03/2022.
Nesse sentido, estamos programando as solenidades virtuais de Colação de Grau dos cursos de graduação em Direito e Ciências do Estado para
09/03/2022 (quarta-feira), às 10h e 11h, com, no máximo 90 (noventa) participantes, entre discentes, equipes da Diretoria e do setor de audiovisual, ressalvadas as falhas e instabilidades no sistema SIGA que por acaso ocorrerem.
Para participar da solenidade de Colação de Grau são indispensáveis 02 (dois) requisitos:
a) que a carga horária esteja totalmente integralizada e lançada no sistema SIGA, devendo, ainda, ser confirmada a habilitação do discente pela Seção de Ensino (Direito) à Diretoria;
b) O discente deve estar previamente e efetivamente cadastrado no sistem SEI da UFMG, como usuário externo, conforme orientações disponíveis em:  https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&id_orgao_acesso_externo=0> e<https://sei.ufmg.br/wp- content/uploads/2020/04/MANUAL_USU%C3%81RIO_EXTERNO_RESUMIDO.pdf,
, em até 72 (setenta e duas) horas úteis de antecedência da solenidade agendada, ou seja, até 04/03/2022, bem como comunicar, por meio de correspondência dirigida à Diretoria da Unidade <diretoria@direito.ufmg.br>, com, pelo menos, 48  (quarenta e oito) horas de antecedência à data da solenidade agendada, ou seja, até 07/03/2022, informando ter recebido a confirmação de seu cadastro no sistema SEI e o seu interesse em participar da solenidade de Colação de Grau, com o  Assunto: “Colação de Grau. Curso: Direito. Interessado: Nome . Matrícula. Número de telefone celular”.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
LINK DA SOLENIDADE: Será enviado um link da sessão virtual, em até 24 (vinte e quatro) horas de antecedência à solenidade de Colação de Grau, ou seja, 08/03/2022, cuja entrada será controlada, devendo ocorrer com, pelo menos, 20 (vinte) minutos de antecedência. Os alunos que se atrasarem não poderão participar do ato.
JURAMENTO: No momento da convocação aos Bacharelandos, serão enviados os Juramentos dos cursos de Direito e de Ciências de Estado, que deverão ser lidos por um dos bacharelandos de cada curso, escolhidos durante a sessão.
VEDAÇÃO AO COMPARTILHAMENTO DO LINK E CONTROLE: É vedado o compartilhamento do link da solenidade virtual. A sessão de Colação de Grau é reservada e será composta pelos integrantes da equipe e pelos bacharelandos que formalizarem o ato de Colação de Grau para a referida sessão, cuja entrada será franqueada por meio de controle de e-mails previamente cadastrados.
A solenidade não será transmitida.
TRAJE: Por ser um evento de relevância na vida profissional e acadêmica dos Bacharelandos, solicita-se que no momento da Colação de Grau, todos estejam trajados com o respeito que o momento merece.

Atenciosamente,

Seção de Ensino/Diretoria