Colação de Grau – 2º semestre de 2023

Colação de Grau

Segue relação de alunos aptos do turno DIURNO para a colação de grau do dia 20/02/2024.

Segue relação de alunos aptos do turno NOTURNO para a colação de grau do dia 22/02/2024.

INFORMES: COLAÇÃO DE GRAU (solenidade oficial) – 2023/2º Chapéu de formatura e diploma, Pixelsquid Incluindo ...
Curso: 
Direito – Turno: DIURNO
Data: 20/02/2024 – terça-feira às 18h
Local: Auditorium Maximus Alberto Deodato

Curso: Direito – Turno: NOTURNO
Data: 22/02/2024 – quinta-feira às 18h
Local: Auditorium Maximus Alberto Deodato

Para participar da solenidade de Colação de Grau são indispensáveis os seguintes requisitos:
a) que a carga horária esteja totalmente integralizada e lançada no sistema SIGA, devendo, ainda, ser confirmada a habilitação do discente pela Seção de Ensino (Direito) à Diretoria;
b) regularidade do bacharelando em relação à Biblioteca;
c) que o nome do bacharelando conste na lista da Seção de Ensino.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
DO HORÁRIO DA SOLENIDADE: A solenidade se iniciará às 18h, devendo o aluno estar presente com, pelo menos, 40 minutos de antecedência. Os bacharelandos que se atrasarem podem não conseguir participar do ato.
DA ENTRADA E SAÍDA DOS FORMANDOS: Pedimos a todos que se posicionem em filas e em ordem alfabética, conforme indicação local, à direita da entrada principal do Auditório. Em momento próprio, no início da solenidade, após a entrada dos convidados, Vossas Senhorias serão convidados a adentrar no auditório e a se posicionarem no local devido. Ao término da solenidade, V. Sas. deixarão o auditório da mesma forma, se direcionando para os locais indicados, a fim de receberem os cumprimentos de seus familiares e amigos.
DA MÚSICA DE ENTRADA E SAÍDA DOS FORMANDOS: Pedimos aos  Bacharelandos que nos indiquem, impreterivelmente até 06/02/2023, as músicas que desejam que sejam reproduzidas nos atos de entrada e saída dos formandos, por meio de correspondência eletrônica enviada pelo representante da turma, à Diretoria: diretoria@direito.ufmg.br e ao Setor de Audiovisual: audiovisual@direito.ufmg.br.
DO NÚMERO DE CONVIDADOSnão há número restrito de convidados, porém, é de se observar o número de formandos e a capacidade do auditório, que é de aproximadamente, 450 lugares.
Faculdade de Direito da UFMG – SECRETARIA-GERAL
Avenida João Pinheiro, Nº 100 – Bairro: Centro – CEP: 30130-180 – Belo Horizonte – MG – Tel.: +55 (31) 3409-8604 – E-mail: dir@direito.ufmg.br
DO CUMPRIMENTO DOS NOVOS BACHARÉIS PELOS CONVIDADOSOs convidados deverão, ao final da cerimônia e após a saída dos formandos, se dirigirem ao local indicado pelas letras iniciais dos nomes dos formandos, para cumprimentar os novos Bacharéis.
DA VESTIMENTA: Por ser um evento de relevância na vida profissional e acadêmica dos bacharelandos, solicita-se que todos estejam trajados com o respeito que o momento merece.
Sugerimos que os formandos estejam trajados com terno ou camisa social de manga comprida e calça e as formandas estejam trajadas com traje social.
DA POSIÇÃO DO BACHARELANDO NO AUDITÓRIO: Os bacharelandos serão posicionados nas primeiras fileiras centrais do Auditório durante o ato solene, em espaço previamente reservado.
DO CONVITE AOS PARANINFOS E PATRONOS: Fica facultado aos bacharelandos estender o convite para participar do ato solene aos Paraninfos e Patronos das Turmas. Os nomes devem ser previamente comunicados à Diretoria, por meio de correspondência eletrônica enviada pelo representante da turma, com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas úteis ao ato solene.
No mesmo prazo, poderá ser indicado um professor para uso da palavra.
DO PROFERIMENTO DO JURAMENTO: Um dos alunos deverá fazer o Juramento, em nome da turma.
O nome deve ser previamente comunicado à Diretoria, por meio de correspondência eletrônica enviada pelo representante da turma, 
com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas úteis ao ato solene, para inclusão das informações no Cerimonial.
DO PRONUNCIAMENTO DO BACHARELANDO: Um dos bacharelandos poderá falar representando a turma. O nome deve ser previamente comunicado à Diretoria, por meio de correspondência eletrônica enviada pelo representante da turma, com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas úteis ao ato solene, para inclusão das informações no Cerimonial.
DOS BACHARELANDOS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: Os bacharelandos pessoas com deficiência (PCD) poderão enviar correspondência eletrônica à Diretoria, por meio do endereço <diretoria@direito.ufmg.br>, informando a deficiência, com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas úteis ao ato solene.
DA COLAÇÃO DE GRAU POR PROCURAÇÃO: Nos termos do Parecer n°
302/2016/PF/UFMG/PGF/AGU/PLRB é possível a colação de grau por procuração, desde que sejam apresentados documentos de identificação do bacharelando e do procurador (original e cópia) e que a procuração seja por instrumento público e original. O formando deverá enviar correspondência eletrônica à Diretoria, por meio do endereço <
diretoria@direito.ufmg.br>, comunicando o pedido, com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas úteis ao ato solene e o procurador deverá
Faculdade de Direito da UFMG – SECRETARIA-GERAL  – Avenida João Pinheiro, Nº 100 – Bairro: Centro – CEP: 30130-180 – Belo Horizonte – MG
Tel.: +55 (31) 3409-8604 – E-mail: dir@direito.ufmg.br, 
apresentar-se ao Gabinete da Diretoria, acompanhada da documentação para conferência, registro e adequações na ata e cerimonial, até às 14h no dia da solenidade.
DAS PROIBIÇÕES: Nas instalações do Auditório fica PROIBIDO:
1. Subir no mobiliário (poltronas e mesas).
2. Sentar em qualquer lugar que impeça a circulação e/ou evacuação de pessoas em qualquer circunstância.
3. Serviços de 
coffee-break e outras recepções na parte interna do Auditório.
4. 
Transportar qualquer tipo de bebida e/ou alimentos para o seu interior, assim como objetos que pela sua configuração possam danificar o equipamento e/ou instalações físicas do ambiente, bem como colocar em risco a segurança das pessoas e dos bens patrimoniais.
5. 
Alimentar-se dentro das dependências internas do Auditório.
6. Fumar, utilizar materiais explosivos, inflamáveis, tóxicos, nocivos ou qualquer material que possa danificar a decoração e a estrutura do espaço, seu interior ou suas áreas adjacentes.
7. Permitir a presença de animais, exceto cães-guia.
8. 
Arremessar confetes, papéis picados, serpentinas e/ou materiais correlatos.
9. Colocar fitas adesivas (durex, dupla face ou similar) nas paredes internas e externas do Auditório.
Quaisquer inconsistências nas informações ou dúvidas, gentileza enviar correspondência eletrônica à Diretoria da Unidade, por meio do endereço 
diretoria@direito.ufmg.braté às 12h do dia 15/02/2023Contato: Cláudia Queiroz de Almeida
Secretária-Geral – Gabinete da Diretoria
Faculdade de Direito da UFMG
Telefones: (31) 3409-8604 / (31) 98465-9691
E-mail para contato: 
diretoria@direito.ufmg.br

O período para as inscrições para colação de grau dos prováveis formandos de Graduação, concluintes do 2º período letivo de 2023 foi nos dias 16 a 20 de outubro de 2023.O aluno que vai concluir o curso no final do semestre (mesmo que ainda não tenha obtido os resultados) deverá enviar o formulário de inscrição, juntamente com a documentação solicitada para o e-mail: sensino@direito.ufmg.br

A Seção de Ensino receberá as inscrições apenas no período informado. 

 

 

 

Horário de Aulas

Fale Conosco

Seção De Ensino:
07h00 às 21h20
3409-8616
sensino@direito.ufmg.br

Colegiado:
08h00 às 22h00
3409-8631/8632
colgrad@direito.ufmg.br

Estágio (NPJ) :
08h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00
3409-8642
npj@direito.ufmg.br